Postado por : Ítalo Tabosa sábado, 4 de agosto de 2012


    Em 2011 foi anunciado que um novo jogo dos Cavaleiros do Zodíaco seria lançado, como comemoração de 25 anos da série, no final daquele ano no Japão e em 2012 no ocidente, então os fãs brasileiros já começaram a almejar por uma versão do jogo em português... Demorou um pouco, mas o anuncio do lançamento do jogo no Brasil foi feito lá por fevereiro de 2012. Apesar dos esforços dos brasileiros em trazer uma versão 100% em português, não aconteceu. O jogo está completamente legendado em português, mas os diálogos continuaram em japonês. Não que isso seja uma coisa muito ruim, mas de fato a nostalgia seria bem maior se o jogo também estivesse dublado.
   Mas que tal dar uma sacada de como o jogo ficou?


   A Saga do Santuário, provavelmente, é a mais famosa do anime japonês, e por isso foi a escolhida para ser tema do jogo. O modo como a história é contada está bem fiel, desde a chegada na primeira casa, de Mu de Aries, onde a "restauração" das armaduras(e também onde acontece o tutorial do jogo) é feita, até a passagem pelas outras casas e os acontecimentos especiais, como a "morte" de Hyoga e quando Shiryu recupera a visão, enfim, e muitas outras coisas estão no anime. Os dialogos presentes fazem você lembrar do anime, e a dublagem japonêsa é ótima, trazendo de volta, creio eu, a grande maioria dos dubladores originais. Mas também há pequenos deslises nessa passagem da história, como a "volta" dos Cavaleiros Negros ou até mesmo de Misty de Lagarto, que havia sido morto por Seiya antes deles irem para o santuário. Não que isso seja um grande problema, até porque essas partes de mini-chefes dão um pouco de desafio a mais sim.
 Os gráficos não estão tão bons quanto poderiam ser. O cenário está bonito, a animação dos personagens e dos golpes também estão legais, lembra muito o anime, mas faltam texturas mais bonitas e os personagens parecem ser feitos de plástico. Talvez se você estivesse jogando numa época que não se reproduzia muitos detalhes isso não fosse um problema, como no jogo dos Cavaleiros do Zodíaco de Playstation 2, mas não estamos mais nos anos 2000. Além disso não há muita variação de inimigos, então quando você joga, tem a sensação de que eles foram preguiçosos, de que eles fizeram meia dúzia de inimigos, copiaram, mudaram as cores em determinada fase, e colaram aos montes, para dizer que tem muitos. Isso hoje em dia é meio triste, pois o jogo teve esses defeitos por preguiça, pela produtora querer dinheiro fácil, e não por ser um jogo com o estilo gráfico diferenciado. Até porque se o jogo tivesse sido feito em Cel-Shading a história seria outra, mas parecem que eles quiseram fazer o jogo num estilo gráfico que já havia sido feito no jogo de Playstation 2.

   O jogo conta com o modo história, um modo survival para um jogador, onde se deve sobreviver o mais tempo possível, mas também existe um modo para dois jogadores, onde, depois de escolher um desafio, os dois Cavaleiros esculhidos pelo jogador devem derrotar uma sequencia de Cavaleiros de Ouro, que são bem mais difíceis nesse modo.
   Mas se tratando do modo história, o jogo é um Beat'em Up, com alguns elementos de Aventura e RPG, o que faz com que você passe por um caminho cheio de Cavaleiros até chegar na casa onde o personagem que você está controlando está destinado a ir. Isso até pode dar certo em outros jogos do gênero, mas não foi o que aconteceu nesse jogo. Com alguns personagens, você já começa com todos os golpes (apesar de aprender alguns outros truques durante o jogo), com outro vocês tem que liberar, mas desde o começo já é algo bem repetitivo, com pouquíssima variedade de inimigos que na grande maioria dessas partes não chega a ser desafiador, mas sim um "esmaga botão" e diga-se de passagem, com uma câmera não muito boa, pois, por ela ser fixa, atrapalha bastante se um inimigo estiver atrás de você e for dar algum golpe, o que em algumas partes do jogo torna-se uma coisa sofrida, talvez por essas coisas o jogo consiga ter horas de duração.
  O que, de certo modo, salva o jogo são os mini-chefes e os chefes principais, os Cavaleiros de Ouro, de cada casa, onde deixa de ser apenas um "esmaga botão" para algo com um pouco mais estratégia e muito mais timing, pois os chefes são bem mais poderosos que os Cavaleiros que você luta no caminho que você segue até chegar em uma das casa. O único problema com alguns Cavaleiros de Ouro é que você chega a lutar várias(VÁRIAS) vezes contra o mesmo Cavaleiro, o que pode deixar muita gente irritada.

Me dê a sua força Pégaso!!
   O jogo, em seu elemento RPG, trás um fator replay interessante, já que quando você zerar da primeira vez, terá aumentado o nível dos seus personagens e, ao passar das fases, ganhará vários pontos para distribuir entre Energia(HP), Cosmo, Ataque, Defesa e Sorte. Além disso, com os pontos ganhos você pode aumentar o poder de suas técnicas. No caso de Seiya, ele tem "Meteoro de Pégaso", o "Cometa de Pégaso" e o "Turbilhão de Pégaso" e também existem algumas habilidades especiais, como gastar menos cosmo quando for soltar alguma técnica, etc. Depois de zerar o jogo, você continuará com os pontos colocados para se desejar jogar o modo história novamente, ou ir no modo survival, assim seus personagens já estarão bem mais fortes, o que facilitará bastante.
   Quando fui jogar com meu primo para 2 jogadores, era extremamente difícil passar do primeiro Cavaleiro de Ouro, que era da casa de Touro, mas depois de jogar algumas horas do modo história, já facilitou bastante no modo para 2 jogadores.

Bônus
A edição brasileira vem com um código da Armadura de Ouro de Sagitário para você baixar através da PSN, além disso, quando você zera, libera outros modo história de outros personagens, e quando zera esses personagens podem ser usados no modo survival/multijogador, como Aiolia e Marin. Também passando de fases e concluindo o jogo, você libera extras e troféus. Alguns desses extras são imagens dos action figures, ou mais conhecidos como "bonecos para colecionador", além de artes dos Cavaleiros, dentre outras coisas.

Aqui segue a lista de Troféus, uma cortesia da PS3Brasil, feita pelo Soul Zonik:
Guia de Troféus :

: 1 :3 :6 :40
Total: 50Terminar o jogo: 3 vezes, no mínimo
Dificuldade: Fácil

Cavaleiros do Zodíaco: Batalha do Santuário é um jogo relativamente fácil de se platinar. Basicamente, o que vai complicar é conseguir os "Rank A", além de terminar na maior dificuldade. Para isso, você precisa terminar no normal, depois no difícil e por fim na dificuldade "bronze", por isso deve acabar o jogo três vezes.

Além da campanha, você precisa fazer todas as missões solo e cooperativo. Mas como isso é fácil? É só evoluir seu personagem (o que mais agradá-lo) ao máximo e tudo será facilitado. Portanto, é mais uma questão de paciência de evolução do que dificuldade.

Lembre de ter um amigo para os troféus do modo cooperativo, mas também pode ser controlado pela CPU.

01. Lenda Eterna
 Platina
Conquiste todos os troféus e a platina será sua.
02. Batalha das 12 Casas de Ouro
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Áries.
03. Aldebaran, o Touro de Ouro
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Touro.
04. Labirinto das Ilusões de Gêmeos
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Gêmeos.
05. Entre a Vida e a Morte
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Câncer.
06. Acorde, Aiolia!
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Leão.
07. A Fênix Ressurge
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Virgem.
08. A Espada de Libra
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Libra.
09. A Última Agulha Escarlate
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Escorpião.
10. Atena é Sua
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Sagitário.
11. O Golpe Proibido
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Capricórnio.
12. Em Busca do Zero Absoluto
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Aquário.
13. A Corrente Nebulosa Explode!
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa de Peixes.
14. Loucura Divina de Saga
 Bronze
Relacionado à história. Termine a casa do Grande Mestre.
15. Saori Resgatada
 Bronze
Relacionado à história. Termine o jogo em qualquer dificuldade.
16. Há Treze Anos...
 Bronze
Quando terminar o jogo, algumas histórias paralelas serão abertas. A primeira é a de Aiolos. Termine-a e o troféu será seu.
17. Fim de uma Lenda
 Bronze
Quando terminar o jogo, algumas histórias paralelas serão abertas. Termine todas e o troféu será seu.
18. Cavaleiro da Esperança
 Bronze
Termine o jogo (a saga das 12 casas) na dificuldade Normal. Precisa ser feito nessa dificuldade. Dificuldades maiores não abrirão esse troféu.
19. Cavaleiro da Velocidade
 Prata
Termine o jogo (a saga das 12 casas) na dificuldade Difícil. Precisa ser feito nessa dificuldade.
20. Cavaleiros da Deusa
 Ouro
Termine o jogo (a saga das 12 casas) na dificuldade Bronze. Essa dificuldade é aberta depois de terminar o jogo na dificuldade Difícil. Veja o troféu "Sequência de Milagres".
21. A Lenda Renasce
 Bronze
Termine o jogo (a saga das 12 casas) sem usar Continue. Isso é bastante fácil se você tiver um personagem bastante evoluído e jogar no Fácil.
22. Pensando em Shina
 Bronze
Relacionado à história. Derrote Cassius.
23. Elogie Minha Beleza...
 Bronze
Relacionado à história. Derrote Misty.
24. Extermínio de Cavaleiros Negros
 Bronze
Relacionado à história. Derrote todos os Cavaleiros Negros. Você ganhará esse troféu por volta da casa de Sagitário.
25. Digno do Grande Mestre
 Prata
Vença batalhas contra 100 cavaleiros de ouro. Esse troféu virá naturalmente em busca da platina. Três jornadas, mais as missões e mais as histórias paralelas (de Aiolos, por exemplo) fornecerão muitas derrotas para este troféu. Caso contrário basta escolher a casa de Áries com seu personagem evoluído, sem mistérios.
26. Só Posso Confiar no Meu Poder
 Bronze
Vença um cavaleiro de ouro sem usar continues. Caso tenha problemas, basta colocar a dificuldade no Easy e usar seu personagem mais evoluído.
27. O Verdadeiro Vencedor
 Prata
Vença uma batalha contra um Cavaleiro de Ouro sem sofrer nenhum dano. Há várias sugestões, mas uma simples é Áries ou Touro, usando Seiya. É mais fácil desviar do ataque de Touro no ar.
28. Domínio Sem Sentidos
 Bronze
Vença uma batalha sem usar o sétimo sentido, seja ativando "forçadamente" ou desviando no momento certo. Para isso, pegue seu melhor personagem e coloque a dificuldade bem baixa.
29. Começo da Batalha
 Bronze
Conclua um percurso de Desafio Solo no Modo Missão. Veja o troféu "Depois da Luta".
30. Fim da Luta
 Bronze
Conclua 10 percursos de Desafio Solo no Modo Missão. Veja o troféu "Depois da Luta".
31. Depois da Luta
 Prata
Conclua todos os percursos de Desafio Solo no Modo Missão. Veja o troféu "Sequência de Milagres".
32. Vamos Morrer Juntos, Meu Irmão
 Bronze
Conclua um percurso de Desafio Cooperativo no Modo Missão.
33. Não Preciso da Minha Armadura!
 Bronze
Quando estiver selecionando o personagem no modo Missão, escolha a versão dele sem a armadura, apertando quadrado. Apenas Seiya, Ikki, Shun, Shiryu, Hyoga, Máscara da Morte e Aiolos permitem isso. Tirar a armadura com Select no meio do jogo não contará para o troféu.
34. Estamos Todos Juntos Nessa
 Bronze
Destrave todos os personagens do modo Missão. Para isso, acabe todas as histórias do jogo (as 12 casas e as que destravam em seguida) e também complete a primeira missão, para destravar Mu.
35. O Mesmo Ataque Nunca Funciona Duas Vezes
 Prata
Use todos os ataques "Big Bang" dos personagens. Esse ataque é ativado quando se usa o poder do botão círculo, círculo + R1 ou R1 e, quando se acerta no adversário/chefe, você aperta R2 para ativar o Big Bang (se tiver com a "barra" - uma espécie de luz - cheia, no canto superior esquerdo).

O melhor jeito para fazer isso é no percurso solo 21 do modo Missão. Você enfrenta Milo, que mata você com um golpe. Compre o item "Coração Inabalável" (que custa 28.000 PCs) - ele permite que você continue quantas vezes quiser. Quando for derrotado propositalmente, existe a chance de renascer com a barra de Big Bang cheia. Faça o ataque, morra novamente e repita com o outro ataque do personagem. Quando ver todos os golpes do personagem em questão, morra novamente e na tela de Continue dê "não", para poder salvar o progresso.

Para saber quantos faltam, olhe a Galeria. Lá você pode ver as animações de todos os ataques Big Bang que já realizou.

Seiya, Shiryu, Hyoga, Afrodite (Peixes), Camus (Aquario), Shaka (Virgem), Mu (Aries) possuem três Big Bangs. Shura (Capricornio), Aiolia (Leão), Milo (Escorpião), Aiolos (Sagitário), Saga (Gêmeos), Aldebaran (Touro), Marin e Ikki possuem dois Big Bangs. Máscara da Morte (Câncer), ???? (Gêmeos) e Shaina possuem apenas um.

Há relatos que personagens DLC contam para o troféu, portanto, caso tenha baixado e o troféu não surgiu, faça os deles também (como Seiya com a armadura de Sagitário, que possui três Big Bangs).
36. O Guerreiro Inabalável
 Bronze
Ganhe classificações A em 10 fases ou percursos. Veja o troféu "Sequência de Milagres".
37. Sequência de Milagres
 Ouro
Consiga classificações A em todas as fases e percursos. As missões do modo sobrevivência não contam para este troféu.

A melhor solução aqui é evoluir Ikki até o nível 18, possuindo espaço para três equipamentos. Equipe "Disposição", "Coração Inabalável" e "Caminho da Perdição". Assim, você terá apenas "1" de vida, mas com cosmo infinito e no máximo, além de ataque com 999%. Nas fases, apenas use Ave Fênix. Se morrer, o "Coração Inabalável" fornece continues infinitos. O rank é baseado mais no tempo que você leva para acabar a fase do que os continues gastos.
38. Habilidades de Cosmo Liberadas
 Bronze
Aperte R2 com os golpes. Você ganhará isso no começo do game, quando estiver aprendendo as mecânicas.
39. Big Bang Liberado
 Bronze
Faça um ataque Big Bang. Veja o troféu "O Mesmo Ataque Nunca Funciona Duas Vezes". Provavelmente receberá quando estiver aprendendo a mecânica do jogo.
40. Despertar
 Bronze
Desvie de um ataque apertando L1 no momento que ia recebê-lo. Isso ativa o sétimo sentido. Faça isso sete vezes no jogo e o troféu será seu.
41. Vou Remover Já!
 Bronze
Quando estiver jogando com Shiryu em qualquer modo, aperte Select e o troféu surgirá.
42. Sabia que Viria por Mim!
 Bronze
Na tela de "continue" de Shun, em algum momento, Ikki aparecerá dizendo para que ele não desista. Caso não apareça, continue morrendo até que isso aconteça.
43. Uma Verdadeira Fênix
 Bronze
Quando estiver jogando com Ikki, aperte Select para remover sua armadura. Depois, aperte Select novamente para colocá-la e o troféu aparecerá.
44. Uma Guerra de Mil Dias
 Bronze
Usando um Cavaleiro de Ouro, vença uma batalha contra outro Cavaleiro de Ouro. Esse troféu pode ser habilitado no modo Missão, mas quando você jogar a jornada de Aiolos (Sagitário), jogará contra Afrodite (Peixes) logo no início. Quando vencê-lo, o troféu é seu.
45. Pulverizando até os Átomos
 Bronze
Destrua 100 objetos no game. Você vai acabar destruindo muito mais que isso, mas destrua pilares, vasos, todos os objetos que ver no campo de batalha. Eles fornecem vida e pontos para sua barra de cosmo.
46. Desvie das Agulhas
 Prata
Desvie de todas "Agulhas Escarlates" de Milo. Existe um contador nessa batalha que mostra quantas você já levou. A melhor maneira para derrotá-lo, sem se preocupar, é evoluir Ikki ao nível 18, como o troféu "Sequência de Milagres" comenta, e derrotá-lo bem rapidamente.
47. Rompa os Céus e a Terra
 Bronze
Compre uma atualização com seus PCs. Você fará isso assim que acabar a primeira fase do modo história.
48. Até as Galáxias
 Bronze
Envie sua pontuação para o ranking online em qualquer tipo de missão (escolhendo Online antes de iniciá-la), inclusive de sobrevivência, o qual acabará mais rapidamente.
49. Mestre em Estancar Sangramentos
 Bronze
No modo Missão, cooperativo, quando seu parceiro morrer, poderá ressucitá-lo segurando R2 perto dele. Faça isso 10 vezes.
50. Axia Completo
 Ouro
Complete a galeria. Isso inclui destravar todos os personagens, completar o modo história (tanto a saga das 12 casas, quanto as histórias adicionais), modo missão (e rank A) e ver todos os ataques Big Bang. Basicamente, faça tudo que o jogo pede para os outros troféus e esse aqui virá naturalmente.

Veja o troféu "O Mesmo Ataque Nunca Funciona Duas Vezes" para ver como pegar todos os ataques Big Bang e de forma que fiquem salvas as animações.

Conclusão
É um jogo longo sim, porém repetitivo, isso não dá para negar. Sem contar que pelo preço que ele é encontrado, só vale a pena você comprar se for fã dos Cavaleiros do Zodíaco. É um jogo ruim? Não, não é um jogo ruim, mas a Namco Bandai poderia ter feito um trabalho melhor, ter polido mais, deixado o jogo visualmente mais bonito e com elementos que deixassem o jogo menos repetitivo. Então quem sabe no próximo?

P.S.: Agradecimentos especiais ao Soul Zonik da PS3 Brasil!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular Post

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Garoto de Programa -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -