Postado por : Ítalo Tabosa segunda-feira, 23 de abril de 2012

Novo padrão pode ser o primeiro passo para substituir os Blu-Rays (Foto: Divulgação)
Novo padrão de armazenamento (Foto: Divulgação)
A Sony desenvolveu um novo padrão de discos óticos capazes de armazenar, cada um, o equivalente a 30 Blu-rays ou 1,5 TB (haverá também opções de discos com espaço de módicos 300 GB, “só” seis Blu-rays). Conhecidos como Optical Disc Archive (ODA), a intenção da Sony é tornar o novo modelo sucessor das mídias atuais, num esforço semelhante ao realizado anos atrás pela adoção dos Blu-ray.
Junto com os discos, a Sony apresentou o drive responsável por leitura e gravação das novas mídias. Um pouco grande para caber em qualquer hardware atual, o dispositivo se conecta a um computador via USB 3.0, fazendo uso da banda de até 4.8 Gbps da interface para troca de dados. Interessante notar que, ao menos nos números, o sistema já chega perto aos níveis máximos de HDs SATA de 6 Gbps.
Segundo release da Sony, a estimativa é começar a vender o sistema no segundo semestre deste ano. Não há valores divulgados, mas espera-se que a tecnologia ainda seja razoavelmente distante da realidade do consumidor comum, levando-se em consideração que um drive gravador de Blu-ray, assim como a mídia virgem, ainda são bastante caros. Em princípio, o sistema seria bastante interessante para quem trabalha com vídeo.

Via: TechTudo

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular Post

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Garoto de Programa -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -