- Voltar à página inicial »
- Notícias »
- Google acabará com alguns de seus serviços
Postado por : Ítalo Tabosa
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
A Google anunciou que encerrará 7 serviços em uma tentativa de simplificar seus negócios. Isso inclui o Google Wave, Know e o Google Gears.
Isso faz parte da terceira etapa da “faxina geral” que a companhia vem promovendo desde que Larry Page assumiu como presidente-executivo, em abril. Alguns especialistas dizem que essa estrategia pode afastar usuários quando novos serviços tiverem disponíveis.
A Google anunciou o encerramento no seu blog oficial.
"Nós estamos em um processo de encerramento de alguns produtos que não tiveram o impacto que achamos que teria, integrando outros como caracteristicas de um esforço mais amplo, e terminando alguns que mostraram seguir um caminho diferente," disse Urs Holzle, vice presidente de operações da Google.
"No geral, nosso objetivo é construir uma experiência mais simples, mais intuitiva e realmente bonita para usuários da Google," acrescentou.
Os 7 serviços que estão marcados para a execução são:
- Google Wave - Uma tentativa de combinar e-mail com mensagens instantâneas para colaboração em tempo real
- Google Bookmarks List - Um serviço que permitia os usuários compartilharem seus bookmarks com os amigos
- Google Friends Connect - Permitia o webmaster adicionar recursos de redes sociais em seu site através de um código incorporado
- Google Gears - Um serviço muito esperado, que se esforçava para manter o browser funcionando quando o usuário estivesse offline.
- Google Search Timeline - Um serviço que mostrava resultados de coisas historicas
- Knol - Um projeto estilo a Wikipedia, que visava melhorar o conteúdo da internet
- Renewable Energy Cheaper than Coal - Um projeto que visava achar melhores jeitos de melhorar o sistema de energia solar.
Foco
Alguns especialistas acham que a Google está fechando esses serviços em prol de se concentrar no Google+, rival do Facebook.
O Google+ ganhou 10 milhões de usuários nos primeiros 16 dias depois do seu lançamento privado, e 40 milhões de usuários depois de 100 dias, fazendo a rede social de crescimento mais rápido na história da internet.
Porém o especialista da empresa Ovum, Richard Edwards, disse que não sabe o quanto de sucesso o Google+ terá a longo prazo e disse que "Por enquanto não existe algo que faça as pessoas se afastarem do facebook, a não ser que eles[facebook] cometam algum erro muito grande" e acrescentou dizendo que "Alguma coisa pode substituir o Facebook, mas não tenho certeza de que será o Google+"
Acho que não vai demorar muito para isso acontecer, as pessoas do Facebook estão perdendo a noção e muitas delas só postando porcarias, como acidentes, sebozaras, auto perguntas e piadas sem graças. Quando o orkut dominar o Facebook, vai virar a mesma coisa que está o orkut, então pessoas que não curtem isso, vão correr para outra rede social e assim sucessivamente.
ResponderExcluirConcordo. Assim como as pessoas estão saindo do Orkut para o Facebook, daqui a 3 ou 4 anos surgirá uma nova rede social com uma nova proposta, que dispertará um interesse das pessoas que estão tentando fugir dessa nojeira que o Facebook está se tornando.
ResponderExcluir