- Voltar à página inicial »
- Consoles , Notícias »
- As diferenças entre o Wii U e o PS4/Xbox 760 não será tão drástica quanto a dessa geração.
É fácil olhar para o Nintendo Wii e ver o quão inferior em gráficos ele é, se comparado ao Xbox 360 e ao Playstation 3. Tirando a experiência com a jogabilidade, o Wii não foi capaz de ficar em par com os outro consoles em termos gráficos, fazendo com que fosse excluído de muitos jogos multiplataformas que foram lançados para o 360 e o PS3.
Com o Wii U sendo lançado esse ano, os consoles de próxima geração da Sony e da Microsoft são esperados para um futuro próximo, e muitos estão preocupados com o que pode acontecer com o console de proxima geração da Nintendo. Será que ele ficará muito atrás do PS4 e Xbox 720? É um certo medo que algumas pessoas tem, mas o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, espera espantar esse medo.
De acordo com Iwata, a diferença entre o Wii U e os competidores que ainda virão será bem menor que a diferença do Wii e o PS3 e Xbox 360. Apesar de Iwata não ter dado mais detalhes, ele também não pode prometer que o Wii U não será excluído dos multiplataformas para sempre, mas afirmou que "Wii U não terá uma grande diferença como o Wii teve em comparação para como, em outras plataformas, os desenvolvedores poderiam esperar uma grande diferença na geração de gráficos em alta definição."
"As outras empresas podem lançar seus consoles de próxima geração com mais poder, mas não necessariamente pense que a diferença entre o Wii U e os outros serão tão drásticas como você sente com o Wii e os outros consoles porque haverá cada vez menos e menos diferenças nos gráficos", ele disse durante uma reunião com invesdores.
"Naturalmente alguns consumidores são muito sensíveis quanto a pequenas diferenças nos gráficos, então nós iremos nos esforçar para fazer com que a performace do Wii U esteja comparável a inovações tecnologicas para que o sistema não fique ultrapassado cedo," ele explicou. "Apesar disso, com a estrutura de um produto chamado Wii U é como se estivessemos encluindo tanto um console quanto um portátil, se nós não tivermos cuidado com o quanto luxuoso os dois serão, nós teriamos terminado oferecendo o preço de dois hardwares combinados, o que não seria um preço aceitável para o consumidor. Nós temos que projetar ele balanceando a performance e os custos."
Iwata explicou que, novamente, o Wii U oferece uma experiência inovadora - similar ao Wii - e que mudará o jeito que as pessoas interagem com sua TV e videogame. Ao contrário da maioria dos consoles, que são como "parasitas" para a TV, Iwata disse que a tela do Wii U GamePad faz com que o console se torne o primeiro console que não precisa da TV para funcionar.
"Você pode experimentar uma grande diversão tanto no Wii U GamePad quanto na tela da TV, nós gostariamos de poder enriquecer isso, mas ao mesmo tempo, esperamos fornecer experiências únicas com o Wii U GamePad."
"Não somente competindo contra outras plataformas no sentido das especificações tecnicas, mas propondo vários modos de usar o Wii U, nós gostariamos de criar um futuro que até mesmo membros da família que nunca tocaram em algum videogame possa considerar o Wii U como algo que é conveniente para o uso, assim poderemos manter a competitividade por um longo tempo," ele concluiu.
Por fim, todo mundo sabe(ou pelo menos deveria ter consciência) que não são os gráficos que fazem um jogo ser bom, mas sim a experiência que eles trazem para os usuários. Se o Wii U puder oferecer a mesma experiência que o Wii ofereceu no seu lançamento, então não tem razão para ele não vender bem., e se ele não for tão caro e se não tiver muita diferença nos gráficos como o Wii teve e ele receber muitos multiplataformas, serão pontos ainda mais positivos para quem pensa em comprar o console... Mas a Nintendo ainda não anunciou o preço nem a data de lançamento para o console, então só resta esperar.