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- Análise Sonic Generations(3DS)
Postado por : Ítalo Tabosa
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Sonic Generations foi originalmente anunciado para PS3 e Xbox 360 como parte do jogo de comemoração de 20 anos do ouriço. Alguns meses se passaram e rumores surgiram sobre uma versão para 3DS e para PC. Pois bem, as duas foram confirmadas.
No trailer de anuncio mostrava a Green Hill Zone(1ª fase do Sonic the Hedgehog) desbotada, depois aparece o Sonic moderno correndo, e logo depois o Sonic Clássico se junta a ele.
A proposta da Sega foi ótima, unir o que cada geração de Sonic tem de melhor em um só jogo. Mas analisando o jogo de 3DS, será que essa proposta se saiu como esperado?
A história
A história de Sonic Generations se passa quando os amigos de Sonic vão fazer uma festa surpresa para ele, mas ele acaba chegando cedo demais... Pouco antes da festa começar, um monstro misterioso, chamado de Time Eater(comedor do tempo), aparece sugando tudo, e é aí que os dois Sonic e os dois Tails se encontram e tem que passar por várias fases de alguns jogos da série para recuperar o "tempo" e derrotar o Time Eater, que foi uma descoberta dos Dr. Eggman dos dois tempos.
Nas outras versões, a história é contada através de CGs. Infelizmente isso foi retirado da versão de 3DS, e a história nela é contada com cutscenes estaticas, os personagens tem uma dúzia de dublagem, sendo a maioria delas risadas ou expressões de surpresa. Enfim, eu não consegui entender porque fizeram cutscenes dubladas ao invés de converter as CGs para o 3DS, seria bem mais interessante.
Os afazeres
O jogo é dividido uma fase de um jogo com o "Act 1", que você joga com o Sonic clássico, "Act" 2, com o Sonic moderno e o "Special Stage", que são as fases que você pega a esmeralda e usam um esquema similar ao de Sonic Heroes, onde você tem que coletar esferas para correr cada vez mais rápido até chegar na esmeralda.
Além disso, a cada final de "geração" um dos Sonic enfrentará dois chefes, sendo um para vencer a corrida primeiro, como em Sonic Rivals, e outro para derrotar um Boss criado por Eggman, mais ou menos no estilo dos Sonic Rush de DS.
Em todas as fases o seu objetivo é concluir o mais rápido possível e pegar a maior quantidade de anéis possível para conseguir o ranking S.
As gerações são:
No geral, o modo principal é MUITO curto. Zerei o jogo principal em menos de 2 horas. Mas o interessante é que o jogo conta com 100 missões para completar, que são liberadas através do streetpass, de Playcoins e algumas liberadas pelo jogo, fazendo com que você destrave músicas, artworks, modelos dos personagens dentre outras coisas, além de um modo Time Attack onde você pode registrar sua pontuação e um modo de competição online, local ou pela internet, para ver quem chega primeiro. Quando você joga nesse modo competição, você recebe o "cartão de visita" do seu adversário, além de contar quantas vitórias e derrotas você tem. Nesse "cartão de visita" é mostrado suas pontuações nas fases, além do seu Mii e outros dados que você pode personalizar. Para personalizar seu cartão você tem que registrar seus scores no Time Attack.
Jogabilidade
Bem, não é de hoje que a Sega vem tentando ajustar a jogabilidade do Sonic moderno. Desde o Sonic Adventure, primeiro jogo 3D do ouriço, a Sega vem fazendo modificações na jogabilidade, algumas vezes acertando, a maioria das vezes errando. Com Sonic Unleashed parece que finalmente ela conseguiu uma boa fórmula para o Sonic moderno, com transições de uma jogabilidade 3D para 2.5D durante algmas partes das fases, apesar de ainda existir essa coisa de "segure o botão de boost".
O fato é que a jogabilidade moderna que ela vinha fazendo nos jogos do ouriço não apareceu na versão de 3DS. Tanto nas partes do Sonic clássico quanto na do Sonic moderno ela é 2D, porém com o Sonic moderno em algumas partes a câmera muda de posição para que o efeito 3D fique bacana em alguma parte, ela lembra muito a jogabilidade de Sonic Rush/Rush Adventure. O Sonic classico começa sem o Hoaming Attack(Quando aparece uma mira e você aperta o botão para o Sonic "atacar" o que está mirando), mas no decorrer da história o Sonic moderno ensina o técnica para ele, fazendo com que novas possibilidades se abram para atravessar as fases. Já o Sonic moderno só ganha uma bota feita pelo Tails para que ele permaneça mais tempo no ar depois de acertar algo, e que perca menos velocidade.
Foi uma coisa boa para o portátil.
Luz, câmera e ação!
Sonic Generations de 3DS conta com fases exclusivas para o portátil, com excessão da Green Hill Zone, que também está presente nas outras versões do jogo. No geral o jogo é bem bonito, e o efeito 3D é legal, principalmente em algumas partes com o Sonic moderno. As fases são nostalgicas e fazem muitas referências às originais, como a baleia de Emerald Coast e os edifícios com o rosto da Nights, do jogo Nights into Dreams, na Radical Highway. O design das fases com o Sonic clássico tem mais semelhanças com os originais até a época do Dreamcast, apesar de ter uma mudança aqui ou alí. Já com o Sonic moderno, essas fases foram meio que "ajustadas" para o tipo de jogabilidade dele. As músicas presentes no jogo também são ótimas, fazendo meio que um "remix" da música original com uma atual, no caso do Sonic moderno, ou uma coisa mais parecida com a original, no caso do Sonic clássico. Apesar de tudo isso ter sido um ponto positivo, essa parte do jogo também conta com pontos negativos, tais como algumas fases que facilitam a vida do jogador, uso excessívo do boost no Sonic moderno, fazendo com que pareça que você só precisa apertar Y para terminar a fase, anéis aparecendo só depois que o jogador chega perto ou em algumas partes com o Sonic moderno em que a câmera fica quase atrás dele e dá para você notar fase sendo carregada... Isso é muito... 1995. Apesar dessas coisas não acontecerem em todas as fases, elas poderiam ter sido evitadas.
As batalhas contra os bosses são até divertidas. Umas são fáceis, outras não são difíceis porém são boas de serem jogadas. Já não digo o mesmo da parte de "corrida" contra certo chefe daquela geração. Geralmente as corridas são desbalanceadas e muitas vezes você se sente trapasseado, já que você está um pouco mais na frente e do nada o inimigo ganha uma velocidade descomunal e começa a soltar poderes em você.
Conclusão
Eu esperei meses para jogar Sonic Generations de 3DS, a espera acabou e valeu a pena esperar. Apesar do jogo ter suas falhas, como um todo ele é bastante divertido, e dá para gastar mais algumas horas depois de terminar o modo história. Apesar de algumas pessoas que nunca jogaram antigos jogos do ouriço poderem achar que é "só mais um jogo de Sonic", Sonic Generations é um prato cheio de nostalgia e diversão para muita gente que desde 2002 sofria com a falta de ótimos jogos da série, mas que parece estar seguindo o caminho certo desde o lançamento de Sonic Unleashed.
No trailer de anuncio mostrava a Green Hill Zone(1ª fase do Sonic the Hedgehog) desbotada, depois aparece o Sonic moderno correndo, e logo depois o Sonic Clássico se junta a ele.
A proposta da Sega foi ótima, unir o que cada geração de Sonic tem de melhor em um só jogo. Mas analisando o jogo de 3DS, será que essa proposta se saiu como esperado?
A história
A história de Sonic Generations se passa quando os amigos de Sonic vão fazer uma festa surpresa para ele, mas ele acaba chegando cedo demais... Pouco antes da festa começar, um monstro misterioso, chamado de Time Eater(comedor do tempo), aparece sugando tudo, e é aí que os dois Sonic e os dois Tails se encontram e tem que passar por várias fases de alguns jogos da série para recuperar o "tempo" e derrotar o Time Eater, que foi uma descoberta dos Dr. Eggman dos dois tempos.
Nas outras versões, a história é contada através de CGs. Infelizmente isso foi retirado da versão de 3DS, e a história nela é contada com cutscenes estaticas, os personagens tem uma dúzia de dublagem, sendo a maioria delas risadas ou expressões de surpresa. Enfim, eu não consegui entender porque fizeram cutscenes dubladas ao invés de converter as CGs para o 3DS, seria bem mais interessante.
A falta de CGs foi um dos pontos negativos da versão de 3DS |
Os afazeres
O jogo é dividido uma fase de um jogo com o "Act 1", que você joga com o Sonic clássico, "Act" 2, com o Sonic moderno e o "Special Stage", que são as fases que você pega a esmeralda e usam um esquema similar ao de Sonic Heroes, onde você tem que coletar esferas para correr cada vez mais rápido até chegar na esmeralda.
Além disso, a cada final de "geração" um dos Sonic enfrentará dois chefes, sendo um para vencer a corrida primeiro, como em Sonic Rivals, e outro para derrotar um Boss criado por Eggman, mais ou menos no estilo dos Sonic Rush de DS.
Em todas as fases o seu objetivo é concluir o mais rápido possível e pegar a maior quantidade de anéis possível para conseguir o ranking S.
As gerações são:
No geral, o modo principal é MUITO curto. Zerei o jogo principal em menos de 2 horas. Mas o interessante é que o jogo conta com 100 missões para completar, que são liberadas através do streetpass, de Playcoins e algumas liberadas pelo jogo, fazendo com que você destrave músicas, artworks, modelos dos personagens dentre outras coisas, além de um modo Time Attack onde você pode registrar sua pontuação e um modo de competição online, local ou pela internet, para ver quem chega primeiro. Quando você joga nesse modo competição, você recebe o "cartão de visita" do seu adversário, além de contar quantas vitórias e derrotas você tem. Nesse "cartão de visita" é mostrado suas pontuações nas fases, além do seu Mii e outros dados que você pode personalizar. Para personalizar seu cartão você tem que registrar seus scores no Time Attack.
O modo online |
Jogabilidade
Bem, não é de hoje que a Sega vem tentando ajustar a jogabilidade do Sonic moderno. Desde o Sonic Adventure, primeiro jogo 3D do ouriço, a Sega vem fazendo modificações na jogabilidade, algumas vezes acertando, a maioria das vezes errando. Com Sonic Unleashed parece que finalmente ela conseguiu uma boa fórmula para o Sonic moderno, com transições de uma jogabilidade 3D para 2.5D durante algmas partes das fases, apesar de ainda existir essa coisa de "segure o botão de boost".
O fato é que a jogabilidade moderna que ela vinha fazendo nos jogos do ouriço não apareceu na versão de 3DS. Tanto nas partes do Sonic clássico quanto na do Sonic moderno ela é 2D, porém com o Sonic moderno em algumas partes a câmera muda de posição para que o efeito 3D fique bacana em alguma parte, ela lembra muito a jogabilidade de Sonic Rush/Rush Adventure. O Sonic classico começa sem o Hoaming Attack(Quando aparece uma mira e você aperta o botão para o Sonic "atacar" o que está mirando), mas no decorrer da história o Sonic moderno ensina o técnica para ele, fazendo com que novas possibilidades se abram para atravessar as fases. Já o Sonic moderno só ganha uma bota feita pelo Tails para que ele permaneça mais tempo no ar depois de acertar algo, e que perca menos velocidade.
Foi uma coisa boa para o portátil.
A Green Hill Zone adaptada para o Sonic moderno |
Luz, câmera e ação!
Sonic Generations de 3DS conta com fases exclusivas para o portátil, com excessão da Green Hill Zone, que também está presente nas outras versões do jogo. No geral o jogo é bem bonito, e o efeito 3D é legal, principalmente em algumas partes com o Sonic moderno. As fases são nostalgicas e fazem muitas referências às originais, como a baleia de Emerald Coast e os edifícios com o rosto da Nights, do jogo Nights into Dreams, na Radical Highway. O design das fases com o Sonic clássico tem mais semelhanças com os originais até a época do Dreamcast, apesar de ter uma mudança aqui ou alí. Já com o Sonic moderno, essas fases foram meio que "ajustadas" para o tipo de jogabilidade dele. As músicas presentes no jogo também são ótimas, fazendo meio que um "remix" da música original com uma atual, no caso do Sonic moderno, ou uma coisa mais parecida com a original, no caso do Sonic clássico. Apesar de tudo isso ter sido um ponto positivo, essa parte do jogo também conta com pontos negativos, tais como algumas fases que facilitam a vida do jogador, uso excessívo do boost no Sonic moderno, fazendo com que pareça que você só precisa apertar Y para terminar a fase, anéis aparecendo só depois que o jogador chega perto ou em algumas partes com o Sonic moderno em que a câmera fica quase atrás dele e dá para você notar fase sendo carregada... Isso é muito... 1995. Apesar dessas coisas não acontecerem em todas as fases, elas poderiam ter sido evitadas.
As batalhas contra os bosses são até divertidas. Umas são fáceis, outras não são difíceis porém são boas de serem jogadas. Já não digo o mesmo da parte de "corrida" contra certo chefe daquela geração. Geralmente as corridas são desbalanceadas e muitas vezes você se sente trapasseado, já que você está um pouco mais na frente e do nada o inimigo ganha uma velocidade descomunal e começa a soltar poderes em você.
Nostalgia ao extremo |
Conclusão
Eu esperei meses para jogar Sonic Generations de 3DS, a espera acabou e valeu a pena esperar. Apesar do jogo ter suas falhas, como um todo ele é bastante divertido, e dá para gastar mais algumas horas depois de terminar o modo história. Apesar de algumas pessoas que nunca jogaram antigos jogos do ouriço poderem achar que é "só mais um jogo de Sonic", Sonic Generations é um prato cheio de nostalgia e diversão para muita gente que desde 2002 sofria com a falta de ótimos jogos da série, mas que parece estar seguindo o caminho certo desde o lançamento de Sonic Unleashed.