- Voltar à página inicial »
- Notícias »
- Por que os federais escolheram o Megaupload? E por que agora?
O governo federal, com a ajuda da polícia, "matou" o Megaupload.com sem dó nem piedade. Mas por que o Megaupload? E por que agora?
Ainda existe um bocado de sites de armazenamento online que não foram "interrogados": HulkShare, MediaFire, YouSendIt. Todos eles fazem o mesmo do que o finado Megaupload, e todos estão vivos hoje. Em partes, porque são bem menores que o Megaupload, por outra parte porque são mais espertos e depois porque eles não agiam como chefões do crime.
O Departamento de Justiça lançou um indiciamento com 72 páginas contra o Megaupload - ou como eles se referem no documento, o "Mega Conspiração" - que mostra uma operação de riqueza, descuido e muito dinheiro. A "Mega Conspiração" era comandada - em diversos continentes, e tinha como chefe o gorfinho milionário de codenome Kim Dotcom - abertamente, e distribuia livremente músicas com direitos autorias. Eles foram pegos "em flagrante" com suas intensões de espremer dinheiro dos episódios dos Simpsons e dos albuns de 50 Cent, recompensando os usuários que conseguiam mais downloads de arquivos, fazendo uma lavagem de dinheiro através do site, e gastando o dinheiro da forma mais evidente que se possa imaginar.
E os federais tem registros de tudo isso.
Todos os pinceis marcavam as costas do Megaupload, o mais óbvio por causa do tamanho. O Megaupload era um site com um grande nome; aquele megasite consumia 4 por cento de todo o tráfico da internet com 50 milhões de visitantes diários. Existiam outro lugares para eles acertarem os dardos, mas o Megaupload tinha um nome bonito e relusente, e ganhavam milhões com sua própria propaganda, além de custar aos donos de direitos autorias o estimado de $500 milhões. A "Mega Conspiração" era boa demais para ela mesmo.
Esse volume foi suficiente para atrair a atenção do Departamento de Justiça; a partir daí, não demorou muito para que os federais ficassem curiosos rapidamente. Porque o Megaupload não era só grande; ele era descarado. O site não tinha um texto dizendo DISTRIBUA SUAS COISAS PIRATEADAS AQUI, mas o motivo era claro. Segundo a acusação, o site queria que os "diamantes piratas" fossem espalhados mundialmente. O documento diz que o Mega sabia que haviam videos e sons nos seus servidores, e que eles queriam aquilo fosse baixado o máximo possível para que eles recebessem muito dinheiro de propagandas. Então eles faziam com que os usuários fizessem isso para eles, diz a acusação:
O Mega Conspiração fornecia incentivos financeiros para que usuários premium postassem links em outros sites através do programa "Uploader Rewards", que assegurou a ampla distribuição dos links do Megaupload.com através da internet e um inventário de conteúdo popular nos servidores do MegaConspiração.As recompensas tomaram a forma de upgrades a contas premium, que permitia downloads mais rápidos e, em alguns casos, dinheiro direto.
A acusação continua a descrever o dinheiro que foi espalhado pela presença internacional do Megaupload, com milhões de transferências de dólares que passam entre Hong Kong, Virgínia e Geórgia, cortesia de uma equipe de codificação que se estendeu dos EUA, Europa e Nova Zelândia. Parte desse dinheiro voltou para para o Megaupload, ou foram pagos para seus usuários premium. O dinheiro serviu também como uma maneira prática de lavagem de dinheiro, os federais afirmam:
Membros da empresa e seus associados fizeram lavagem de dinheiro, tentaram fazer lavagem de dinheiro e conspiraram para fazer lavagem de dinheiro e facilitar e expandir as operações criminosas da empresa.Curto e grosso. E ainda por cima de tudo isso, isso é uma parte do que ele ganhou: somente em 2010, Kim ganhou $42 milhões. Seus gostos por mulheres, coisas caras, e gastos em excesso estão bem documentados. No último outono, durante uma tentativa de suborno a Nova Zelandia em casas e uma mansão de $30 milhões, ele ainda comprou um show de fogos de artifício de $500,000 para a cidade de Auckland. Tudo isso porque ele podia. Do ponto de vista dos federais, ele era um bandido conhecido que ficou vivo por muito tempo. E você está ansioso por uma convicção de que tinha muita pirataria? Porque você pode ir atrás do chato Jimmy HulkShare quando você pode pegar um cara que faz lavagem de dinheiro por todo o planeta e ainda compra seu próprio show de fogos de artifício?
E novamente, a meteorica pirataria do Megaupload e o materialismo obeso de Kim Dotcom estavam rolando por anos. E por que dia 19? Por causa da SOPA?
Fontes afirmam que a hora de fechar e prender pessoas relacionadas ao Megaupload não foi um acidente. O governo federal, como dizem, fez isso para comprar briga depois da aparente derrota da SOPA/PIPA e não apenas uma pequena humilhação nas mãos da Web. E qual a melhor maneira de reforçar as causas para a ciber-repressão do que apontando para uma exposição maciça do ciber-terrorismo nas mãos do bicho-papão da internet que todo mundo gosta: Anonymous?Eles certamente chamaram a atenção do Anonymous.
Os federais -que são designados a proteger propriedades intelectuais em particular- querem mais poder para poder matar sites como o Megaupload. E parece que eles não vão conseguir esse poder através de uma nova lei, então eles estão mais interessados em estabelecer uma meta e mandar um "foda-se" para todos que estão contra a SOPA.
E se esse for o caso, o Departamento de Justiça deve estar engasgado de tanta ironia: a sua "destruição" foi rápida e apenas uma demonstração de como a SOPA seria. Essa semana que passou foi a semana da guerra dos direitos autorais, mas a decisão de matar o rei da violação de direitos autorais tão espetacularmente só mostrou o quão pouco os federais precisam de bombas maiores.