Postado por : Ítalo Tabosa domingo, 20 de novembro de 2011


Os avanços na tecnologia dos consoles são definidos como "gerações".
Aqui você poderá viajar pela história do hardware dos games da primeira
geração até a dos dias de hoje.




Primeira Geração

Considera-se
que a primeira geração dos consoles começou em 1972, com o lançamento
do Magnavox Odyssey. Tratava-se de uma máquina simples operada por um
aparelho de TV e alimentada por baterias. Esse foi o primeiro console do mundo e,
a pesar de não ter sido um sucesso de vendas, iniciou a revolução dos
games. Em 1975, o console passou a ser distribuído no Japão pela
Nintnedo. Uma das principais figuras dessa era foi Nolan Bushnell, que
rapidamente percebeu o potencial comercial dos jogos após conhecer Spacewar!, um dos primeiros jogos eletrônicos, em 1970. O resultado foi Computer Space, que se tornou a primeira máquina de fliperama lançada comercialmente.
O jogo saiu seis meses após o lançamento do Odyssei e foi um fracasso
de vendas, mas Bushnell, que viria a fundar a Atari, começou a
desenvolver uma máquina de fliperama com um jogo inspirado no Odyssei: o
lendário Pong foi lançado em 1972. Em 1975, Pong já havia chegado aos consoles caseiros, inspirando vários clones.



Segunda Geração


 Em agosto de 1976, a Fairchild Semiconductor lançou o Fairchild VES, o primeiro console com CPU,
que permitia aos usuários acessar novos jogos além daqueles integrados ao console - como no caso do Magnavox. Isso levou a Atari a lançar seu
console de segunda geração, o Atari VCS, ou 2600. Lançado em 1977, esse
console rapidamente superiou o Fairchild nas vendas. Os primeiros jogos
em cartucho para o Atari 2600 tinham 2kb de tamanho.



Em 1979, um grupo de ex-funcionários da Atari criou a Activision, a primeira produtora independente de jogos, experiência que abriu o caminho para que uma infinidade de pessoas fizesse o mesmo.

A primeira ameaça ao domínio da Atari veio da Mattel, que criou o primeiro jogo eletrônico portátil, em 1976. Em 1980, a empresa lançou ohttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/Intellivision_-_gi_1326971.jpg

console Intellvision(ao lado),
que tinha cartuchos de 4kb. A memória dos cartuchos começou a crescer,
alcançando 32kb na época do declínio do mercado de jogos e consoles nos
EUA em 1983(Veja o artigo da Wikipédia sobre o Crash dos videogames de 1983), período caracterizado pelo fim da segunda geração.




 


Terceira Geração


Iniciada após a crise de 1982, a terceira geração surgiu quando começaram a se
referir ao poder de processamento dos consoles. Consoles de 8 bits
dominaram a terceira geração. Muitos fabricantes e criadores de jogos
faliram durante a crise, e os que sobreviveram emergiram revigorados. O
Famicon foi lançado no Japão em 1983 e se tornou o Nintendo
Entertainment System, ou NES, nos EUA. Essa essa foi marcada pelo
lançamento de Super Mario Bros. para NES em 1985, que revolucionou a
forma como os jogos eram feitos. Um dos primeiros jogos com progressão
lateral de tela, acabou vendendo mais de 40 milhões de cópias no mundo
todo e se tornou o jogo para console mais vendido da história dos games(até
a chegada do Nintendo Wii). O maior concorrente do NES foi o Master
System(1986, foto abaixo), da Sega, que não conseguiu tirar a Nintendo
do primeiro lugar nos EUA e no Japão.






Quarta Geração


A quarta geração começou em 1987 com o lançamento do PC Engine no Japão, também conhecido como TurboGrafx. Esse foi o primeiro console com chip gráfico de 16 bits, capaz de exibir 482 cores simultaneamente e o primeiro console a trazer uma unidade de CD opcional. Mas
a era 16 bits foi dominada pela Sega, com o Mega Drive, e pela
Nintendo, com o Super Nintendo, cuja rivalidade levou muitos a
apelidarem o período como a Guerra dos Consoles. Foi quando surgiram as
franquias, séries de jogos baseada numa mesma história ou personagem,
com títulos como Final Fantasy, Dragon Quest e Mortal Kombat. Em 1991 a
Sega lançou Sonic the Hedgehog para emplacar um mascote mais carismático
que Mario, da Nintendo. A série de Sonic acabou vendendo mais de 25
milhões de cópias no mundo todo. Essa geração também foi marcado pelo
surgimento dos consoles portáteis, como o Game Boy(1989) da Nintendo, o primeiro console portátil de sucesso mundia. Em 1991, a Atari parou de fabricar o Atari 2600, vendido desde 1977 - o console produzido por mais tempo.




http://www.gametrog.com/GAMETROG/HOW_to_connect_Hook_Up_SEGA_SATURN_files/SATURN-R1.jpgQuinta Geração


 A partir de 1993, os PCs começaram a ter potência para rodar jogos
totalmente em 3D e competir com os consoles como plataforma para os
jogos. Nessa era dos 32/64 bits, o domínio da Sega e da Nintendo foi
ameaçado pela Sony. O Sony Playstation pegou o mercado de surpresa,
derurbando o Saturn(ao lado), para qual a Sega e a indústria de
games haviam feitos grandes planos. O Nintendo 64 ainda usava cartuchos, dos quais os jogos eram carregados mais rapidamente, mas a maioria dos
fabricantes começou a adotar os discos ópticos como mídia de armazenamento padrão, devido à sua capacidade muito maior. O Nintendo 64 foi o último console de grande porte a usar cartuchos. O console Atari Jaguar foi lançado em 1993 em meio a declaração de que seria o primeiro console de 64 bits. Contudo, a máquina não conseguiu espaço suficiente no mercado, e o Jaguar foi o último console da Atari.





Sexta Geração



A sexta geração teve início em 1998, com o Dreamcast(ao lado), da Sega. Mas, apesar de ter sido o primeiro console de 128 bits e de trazer opções para jogos online, ele não superou o Playstation. Em 2000, o Playstation 2, ou PS2, foi lançado com grande sucesso. A Sega parou de produzir o Dreamcast no ano seguinte. Em 2001, a maior
produtora de software do mundo entrou na guerra mundial dos consoles com o Xbox, o primeiro console da Microsoft. Ele contou com uma impressionante variedade de títulos no lançamento, incluíndo Halo:Combat Evolved, que é visto como um de seus principais títulos. Apesar de ser uma máquina de 32 bits numa era de 128 bits, o Xbox impressionou com belos gráficos e a performance proporcionada pela CPU de 733 Mhz,
sendo o console mais rápido da sexta geração. Também
em 2001, a Nintendo lançou o GameCube como sucessor do Nintendo 64. Embora sem o mesmo sucesso do PS2 ou do Xbox, ele trouxe inovações:
permitia conectar o console ao Game Boy Advanced e usá-lo como controle,
além de exibir informações adicionais sobre o jogo na tela do Portátil.


Sétima Geração


O Nintendo DS iniciou a sétima geração ao ser lançado em novembro de 2004, e foi seguido
pelo PSP em março de 2005. No entando, até agora a sétima geração tem sido dominada por três consoles: Playstation 3, Xbox 360 e Nintend Wii. Todos eles usam discos ópticos, e o PS3 adotou a nova tecnologia blu-ray, que usa laser com menor comprimento de onda e discos com maior
densidade e capacidade de armazenamento de dados. O Wii, aparentemente, já venceu a geração, com mais de 90 milhões de consoles vendidos. Seguido do 360 com mais de 58 milhões de unidades vendidas e o PS3, logo atrás, com 56 milhões de unidades vendidas até o momento. Isso faz do
Wii o console de sétima geração mais vendido.


Oitava Geração



A oitava geração foi iniciada com o anuncio do Nintendo 3DS, na E3 de 2010. O console foi lançado no início de 2011 e conta com uma tecnologia que permite a tela superior rodar jogos e filmes em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Outros consoles da oitava geração anunciado a pouco tempo são, pela Nintendo o Nintendo Wii U, console que conta com um controle-tablet, que será lançado em 2012 e o sucessor do PSP, o Playstation Vita, da Sony. Especula-se que a Microsoft anunciará seu console em 2012, e que ambos os próximos consoles da Microsoft e da Sony sejam lançados em 2013/2014.

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Eu quero fazer uma ressalva: Esse texto está no Guiness Book Games 2008 e
eu fiz algumas adaptações e acrescentei mais algumas coisas!

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